moda + arquitetura + design

Por: Ítalo Augusto
O céu ensolarado não foi capaz de abalar a estrutura do salto de muitos que andavam pelo Píer Mauá naquela manhã do dia 10 de janeiro, muito menos ofuscar o brilho de todos que desfilavam por aquelas passarelas, não importava o que acontecesse, a bossa continuaria a tocar, a bossa continuaria a ser nossa.

Com o tema ‘Sou Rio, essa bossa é nossa’ o píer foi aberto para abrigar a semana de moda do Rio de Janeiro (Rio Fashion Week – 10 a 14 de janeiro), uma das mais influentes do nosso país. Apesar de ser um evento de moda, houve também espaço para exposições de cartazes dos anos 50 em homenagem à Bossa Nova. E, como não podia faltar a associação entre moda + arquitetura + design, ocorreu também uma homenagem ao arquiteto e designer brasileiro Sérgio Rodrigues.

image

image


‘’O Rio de Janeiro sempre foi uma usina de inspiração. Mais do que uma semana de moda, o Fashion Rio é hoje uma plataforma que valoriza a criatividade em diversas áreas’’, explicou o diretor criativo do evento, Paulo Borges.

Os designs de Sérgio Rodrigues foram escolhidos para ser homenageados na semana de moda não apenas pela sua qualidade e conforto, mas principalmente porque o seu trabalho reflete um pouco da cultura brasileira, trabalho este forjado pelo arquiteto no auge de sua carreira entre as décadas de 50 e 60, no design de móveis.

Como Lúcio Costa mesmo afirmou, as peças construídas por Sérgio Rodrigues ‘conseguem resgatar os aspectos da mobília tradicional e também aspectos do Brasil indígena’.

image

image

image

image


image
A curadora da mostra Mari Stockler, pretende utilizar o material exposto na semana de moda,

                                                                   para dar criação ao Instituto Sérgio Rodrigues.


image
O CRIADOR E A CRIATURA – Sérgio Rodrigues e uma de suas peças mais famosas atualmente, a Poltrona ‘Mole’.


-

-links relacionados-

Nenhum comentário: